A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a escrita, é também ferramenta desta transformação. Ela é uma ferramenta que vêm a facilitar a forma do trabalho dentro e fora das escolas, o que não quer dizer que essa facilidade seja vista por todos com bons olhos, pois, há uma grande quantidade de profissionais da educação, principalmente professores, que não aceitam as novas tecnológicas como instrumento transformador na sua prática pedagógica.
Apesar de ser introduzida com maior ênfase nos anos 60, com uma pedagogia tecnicista, foi nos anos 80 que a tecnologia educacional passou a ser compreendida como uma opção de se fazer educação contextualizada com as questões sociais e suas contradições, visando o desenvolvimento integral do homem e sua inserção crítica no mundo em que vive, apontando que não basta utilização de tecnologia, é necessário inovar em termos de prática pedagógica.
A tecnologia educacional, portanto, ampliou seu significado constituindo-se no “estudo teórico-prático” da utilização das tecnologias, objetivando o conhecimento. As tecnologias merecem estarem presentes no cotidiano escolar primeiramente porque estão presentes na vida.
Segundo para:
- diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento;
- serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento;
- permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios;
- serem desmistificadas e democratizadas;
- dinamizar o trabalho pedagógico;
- desenvolver a leitura crítica;
- ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos diferentes saberes.
O USO DAS TECNOLOGIAS
Para isso o professor deve ter clareza do papel das tecnologias como instrumentos que ajudam a construir a forma de o aluno pensar, encarar o mundo e aprender a lidar com elas como ferramentas de trabalho e se posicionar na relação com elas e com o mundo.
RECURSOS DIDÁTICOS
São componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno. Pode ser o monitor, livros e recursos da natureza, etc.
Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um ótimo recurso de didático, desde que utilizado de forma adequada e correta.
Não podemos nos esquecer que os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as idéias em fatos e em realidades. Eles auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em idéias claras e inteligíveis.
FUNÇÃO:
Quando usamos de maneira adequada, os recursos de ensino colaboram para:
1- Motivar e despertar o interesse dos participantes;
2- Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;
3- Aproximar o participante da realidade;
4- Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem;
5- Oferecer informações e dados;
6- Permitir a fixação da aprendizagem;
7- Ilustrar noções mais abstratas;
8- Desenvolver a experimentação concreta.
NA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO, DEVEM SER OBSERVADOS ALGUNS QUESITOS DE EXTREMA RELEVÂNCIA, QUE SÃO:
1- Nunca utilizar um recurso só porque está na moda;
2- Saber se o local permite ou possibilita o uso do recurso escolhido;
3- Só escolher a técnica ou recurso se tiver absoluto domínio da mesma;
4- Sempre levar em conta o tempo que um determinado recurso vai exigir para ser aplicado;
5- Na confecção de cartazes, transparências, não dispensar o uso do dicionário;
6- No caso de dúvidas na expressão de alguma idéia, tente encontrar outra alternativa;
7- O preparo do material com antecedência possibilita um tempo para consultas;
8- Escolher as idéias que você quer fixa, para que a elaboração do material esteja a serviço dos seus objetivos.
http://www.rota83.com/a-importancia-dos-blogs-na-educacao.html
Um comentário:
Quero parabenizá-la pelo blog e dizer que abri um link em minha lista de blogs para podermos interagir, e quero ressaltar que as novas tecnologias nos oferece muitas informações e materiais com grandes conteúdos que podem ser facilmente divulgados colaborando para nosso conhecimento mas que exige pessoas com capacidade de refletir sobre todo esse material a fim de utilizá-lo de modo apropriado.
Os blogs em particular, devido as suas características de interação e aprendizagem colaborativa, são terreno fértil para o encontro entre professores e alunos interessados em inserir-se nele.
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