
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado - Elaboração de Projeto - PITEC
PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS
Professores proponentes:
Elani dos Anjos Lobato
Geneval Pereira de Araújo
Simone Donizete Alves da Silva
51 Alunos envolvidos diretamente com o projeto /Turmas: Pré- I “B”, Pré- II “B” e Pré-II “C” – Vespertino com os parceiros – auxiliares de sala, mães e membros da comunidade do Bairro Pe Duílio.
Após a decisão de adesão ao Programa União Faz a Vida, resolvemos apresentá-lo aos alunos, com eles definir a data da expedição, o trajeto a ser percorrido e o que fazer a partir da boa pergunta: “ O que pode hoje, trazer perigo para nós, como Centro de Educação, família e Comunidade?” Com isso em mente, saímos para a nossa expedição ao Bairro Pe Duílio.
Entre vários fatores apresentados pelos alunos, o que ganhou maior destaque foi a questão da falta de segurança, resultante da alta velocidade nas ruas, próximo ao Centro, o excesso de passageiros nas motos e estes sem uso do capacete. Tendo as observações como base, sentaram-se os professores envolvidos e elaboraram o projeto, visando a problemática: O que fazer para que haja uma mudança de postura concernente a segurança dos usuários, já que é alto o número de alunos do CEI – Centro de Educação Infantil e de moradores do bairro Pe Duílio, que utilizam de forma irregular a moto, sem o uso do capacete e transportando sobrecarga humana? Com isso, definiu-se os objetivos
OBJETIVO GERAL: Desenvolver mudança de postura do usuário da moto quanto ao uso do capacete, à segurança do passageiro e à aquisição de bons hábitos para fazer diferença no trânsito em Juína.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar junto às crianças, aos pais e à comunidade para a efetivação da adesão ao uso do capacete, à segurança do passageiro e a bons hábitos no trânsito; Desenvolver ações em sala de aula para despertar a percepção quanto à segurança preventiva no trânsito em Juína. Buscando com os mesmos, atingir os seguintes resultados: Adesão da comunidade ao projeto; Mudança de postura de alguns moradores do bairro; Visão diferenciada dos nossos alunos quanto a segurança e bons hábitos no trânsito. Isso porque verificou-se que havia entre os alunos aqueles que tinham como ídolo alguns moradores que “empinavam a moto e faziam manobras perigosas, colocando em risco a sua segurança e de outros.
A adesão dos pais e da comunidade atingida pelo projeto foi espetacular. Tivemos depoimentos como da senhora Silvana Godoy Mariano (mãe de aluna do CEI) que fez a seguinte olocação: - “Projetos como esse, ensinam nossos filhos para a vida. Vocês deveriam falar também sobre a bebida alcoólica que traz sérios perigos para as nossas vidas, principalmente para o trânsito”. |
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“Aprendi com o projeto que o uso errado da moto pode machucar muitas pessoas. É melhor usar o capacete e obedecer as leis do tânsito, do que fazer o que é errado”.
Para envolvermos as comunidades local e escolar, enviamos questionáios para entrevistá-los, depois convites para uma reunião 09/09pp. Na ocasião apresentamos o projeto, e os dados da entrevista através do gráfico:
Em outro momento, saímos à comunidade para entrevistar os moradores usuários de moto.
Após a sistematização dos dados chegamos à seguinte conclusão:
· O não uso do capacete, a sobrecarga de pessoas nas motos, bem como, o não portar a CNH, está diretamente ligada a uma questão socioeconômica. O alto custo da Carteira de habilitação, ainda que seja parcelada, é quase inatingível para algumas famílias, mesmo que estas a muito custo adquiriram a moto.
Diante do que foi visto e colocado pelos envolvidos, fazemos a seguinte avaliação:
Visando a construção de conhecimentos práticos, no que tange a vida dos alunos, houve amplo aproveitamento em suas vivências sociais, pois eles detectaram um problema na comunidade em que vivem, indicando que esta pode afetar a muitos. Percebendo, ainda que infantes, que havia infração contra as leis de trânsito, com base no aprendizado escolar, com suas famílias, seus pares e com seu meio; apontando caminhos e descobrindo outros.
Verificou-se até o momento, Total, envolvimento da comunidade escolar, pois imbuiu-se esforços, até o momento, para o desenvolvimento e aplicação do projeto. Não obstante a idade, é notória o interesse efetivo dos alunos demonstrando percepção aguçada diante da problemática, sendo co-participantes das soluções, como também ao serem questionados, emitem opiniões fundamentadas em suas vivências no bairro.
FATORES POSITIVOS:
- Envolvimentos da comunidade escolar, das famílias e de alguns moradores do bairro;
- Mudança de postura a partir dos próprios pais, inferindo transformação no bairro.
Fatos importantes:
- Estamos vivenciando pais que antes viam sem capacetes para trazer ou pegar os filhos no CEI, e agora adquiriram nova postura, a qual, todos vem devidamente protegidos;
- Redução da Velocidade próxima ao Centro de Educação Infantil;
- Busca para a aquisição da Carteira de Habilitação.
AVALIAÇÃO:
...Assim, acreditamos baseados nos resultados, na mudança de postura eminente, que existe por parte da comunidade; sensibilidade e consciência de mudança. Pois, Sabe que ao infringir uma lei de trânsito, pode-se colocar em risco a própria vida, como também, a de outros. Percebe-se ainda, que as crianças estão atentas e servem de termômetro para possíveis direcionamentos. A problemática apontada no projeto é de caráter socioeconômico e faz-se necessário que outros parceiros como o poder público constituído e a iniciativa privada se envolvam para solucionar o problema do alto índice de pessoas sem a CNH. Que acreditamos que sem o enfretamento de todos numa roupagem pacífica, mas efetiva se criem condições para que as pessoas de baixa renda, tenham condições de habilitar-se. Esse projeto apontou outros caminhos e pretende-se sua retomada para a concretização de outras ações no bairro...
Juína-MT/2011.
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