quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS



Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado - Elaboração de Projeto - PITEC

PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS

Professores proponentes:

Elani dos Anjos Lobato

Geneval Pereira de Araújo

Simone Donizete Alves da Silva

51 Alunos envolvidos diretamente com o projeto /Turmas: Pré- I “B”, Pré- II “B” e Pré-II “C” – Vespertino com os parceiros – auxiliares de sala, mães e membros da comunidade do Bairro Pe Duílio.

Após a decisão de adesão ao Programa União Faz a Vida, resolvemos apresentá-lo aos alunos, com eles definir a data da expedição, o trajeto a ser percorrido e o que fazer a partir da boa pergunta: “ O que pode hoje, trazer perigo para nós, como Centro de Educação, família e Comunidade?” Com isso em mente, saímos para a nossa expedição ao Bairro Pe Duílio.

Entre vários fatores apresentados pelos alunos, o que ganhou maior destaque foi a questão da falta de segurança, resultante da alta velocidade nas ruas, próximo ao Centro, o excesso de passageiros nas motos e estes sem uso do capacete. Tendo as observações como base, sentaram-se os professores envolvidos e elaboraram o projeto, visando a problemática: O que fazer para que haja uma mudança de postura concernente a segurança dos usuários, já que é alto o número de alunos do CEI – Centro de Educação Infantil e de moradores do bairro Pe Duílio, que utilizam de forma irregular a moto, sem o uso do capacete e transportando sobrecarga humana? Com isso, definiu-se os objetivos

OBJETIVO GERAL: Desenvolver mudança de postura do usuário da moto quanto ao uso do capacete, à segurança do passageiro e à aquisição de bons hábitos para fazer diferença no trânsito em Juína.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar junto às crianças, aos pais e à comunidade para a efetivação da adesão ao uso do capacete, à segurança do passageiro e a bons hábitos no trânsito; Desenvolver ações em sala de aula para despertar a percepção quanto à segurança preventiva no trânsito em Juína. Buscando com os mesmos, atingir os seguintes resultados: Adesão da comunidade ao projeto; Mudança de postura de alguns moradores do bairro; Visão diferenciada dos nossos alunos quanto a segurança e bons hábitos no trânsito. Isso porque verificou-se que havia entre os alunos aqueles que tinham como ídolo alguns moradores que “empinavam a moto e faziam manobras perigosas, colocando em risco a sua segurança e de outros.

A adesão dos pais e da comunidade atingida pelo projeto foi espetacular. Tivemos depoimentos como da senhora Silvana Godoy Mariano (mãe de aluna do CEI) que fez a seguinte olocação: - “Projetos como esse, ensinam nossos filhos para a vida. Vocês deveriam falar também sobre a bebida alcoólica que traz sérios perigos para as nossas vidas, principalmente para o trânsito”.


Já o aprendizado dos alunos foi visível, tanto no que se refere ao aproveitamento do desempenho escolar quando houve diálogo entre as disciplinas básicas da Educação Infantil, as quais, possibilitaram vivenciar os eixos básicos dessa modalidade da Educação que são: Cuidar, Educar e Brincar, como também, nas questões de valores éticos em relação a temática abordada no projeto. Foram vários os depoimentos dos alunos. Abaixo a aluna Kemily , que diz: -
“Aprendi com o projeto que o uso errado da moto pode machucar muitas pessoas. É melhor usar o capacete e obedecer as leis do tânsito, do que fazer o que é errado”.


Para envolvermos as comunidades local e escolar, enviamos questionáios para entrevistá-los, depois convites para uma reunião 09/09pp. Na ocasião apresentamos o projeto, e os dados da entrevista através do gráfico:







Em outro momento, saímos à comunidade para entrevistar os moradores usuários de moto.

Após a sistematização dos dados chegamos à seguinte conclusão:

· O não uso do capacete, a sobrecarga de pessoas nas motos, bem como, o não portar a CNH, está diretamente ligada a uma questão socioeconômica. O alto custo da Carteira de habilitação, ainda que seja parcelada, é quase inatingível para algumas famílias, mesmo que estas a muito custo adquiriram a moto.

Diante do que foi visto e colocado pelos envolvidos, fazemos a seguinte avaliação:

Visando a construção de conhecimentos práticos, no que tange a vida dos alunos, houve amplo aproveitamento em suas vivências sociais, pois eles detectaram um problema na comunidade em que vivem, indicando que esta pode afetar a muitos. Percebendo, ainda que infantes, que havia infração contra as leis de trânsito, com base no aprendizado escolar, com suas famílias, seus pares e com seu meio; apontando caminhos e descobrindo outros.

Verificou-se até o momento, Total, envolvimento da comunidade escolar, pois imbuiu-se esforços, até o momento, para o desenvolvimento e aplicação do projeto. Não obstante a idade, é notória o interesse efetivo dos alunos demonstrando percepção aguçada diante da problemática, sendo co-participantes das soluções, como também ao serem questionados, emitem opiniões fundamentadas em suas vivências no bairro.

FATORES POSITIVOS:

  • Envolvimentos da comunidade escolar, das famílias e de alguns moradores do bairro;
  • Mudança de postura a partir dos próprios pais, inferindo transformação no bairro.

Fatos importantes:

  • Estamos vivenciando pais que antes viam sem capacetes para trazer ou pegar os filhos no CEI, e agora adquiriram nova postura, a qual, todos vem devidamente protegidos;
  • Redução da Velocidade próxima ao Centro de Educação Infantil;
  • Busca para a aquisição da Carteira de Habilitação.

AVALIAÇÃO:

...Assim, acreditamos baseados nos resultados, na mudança de postura eminente, que existe por parte da comunidade; sensibilidade e consciência de mudança. Pois, Sabe que ao infringir uma lei de trânsito, pode-se colocar em risco a própria vida, como também, a de outros. Percebe-se ainda, que as crianças estão atentas e servem de termômetro para possíveis direcionamentos. A problemática apontada no projeto é de caráter socioeconômico e faz-se necessário que outros parceiros como o poder público constituído e a iniciativa privada se envolvam para solucionar o problema do alto índice de pessoas sem a CNH. Que acreditamos que sem o enfretamento de todos numa roupagem pacífica, mas efetiva se criem condições para que as pessoas de baixa renda, tenham condições de habilitar-se. Esse projeto apontou outros caminhos e pretende-se sua retomada para a concretização de outras ações no bairro...

Juína-MT/2011.

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