quarta-feira, 30 de novembro de 2011

2º PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado - Elaboração de Projeto - PITEC

Coordenador: Vitorio Helatczuk

Tutora: Ednéia Martins Buch

Elani dos Anjos Lobato lanelobato@hotmail.com

Geneval Pereira de Araújo geneval67@hotmail.com

Simone Donizete Alves da Silva simonejuina@hotmail.com

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSO LAR

Direção: Angela Barbosa dos Santos Rigue

Coordenação: Namirtes Soares Teixeira

juína-MT/2011

PROJETO

SEGURANÇA EM DUAS RODAS

PROBLEMÁTICA:

O que fazer para que haja uma mudança de postura concernente a segurança dos usuários, já que é alto o número de alunos do CEI – Centro de Educação Infantil e de moradores do bairro Padre Duílio, que utilizam de forma irregular a moto, sem o uso do capacete e transportando sobrecarga humana?

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver mudança de postura do usuário da moto quanto ao uso do capacete, à segurança do passageiro e à aquisição de bons hábitos para fazer diferença no trânsito em Juína.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü Trabalhar junto às crianças, aos pais e à comunidade para a efetivação da adesão ao uso do capacete, à segurança do passageiro e a bons hábitos no trânsito;

ü Desenvolver ações em sala de aula para despertar a percepção quanto à segurança preventiva no trânsito em Juína.

JUSTIFICATIVA:

Para que haja a garantia efetiva da realização desse projeto, já que o mesmo nasceu de uma problemática patente do bairro, apontada pelos próprios alunos é que o coletivo de professores que envolve a Pré-Escola I e II do turno vespertino do Centro de Educação Infantil Nosso Lar, decidiu desenvolver ações, numa práxis dialógica entre Centro de Educação, Pais, alunos e moradores do bairro; na intenção de concretizar os objetivos propostos pelo projeto e ao mesmo tempo oportunizar aprendizagem significativa; observando os eixos principais da Educação Infantil que são: Cuidar, Educar e Brincar.

METODOLOGIA:

O presente projeto se propõe a desenvolver mudança de postura do usuário da moto quanto ao uso do capacete, à segurança do passageiro e à aquisição de bons hábitos para fazer diferença no trânsito em Juína. Para isso, procederemos da seguinte maneira:

Ø Verificação da problemática levantada pelos alunos junto aos pais e à comunidade por meio de uma pesquisa interativa, realizada através de um questionário elaborado em sala de aula com os alunos;

Ø Compilação dos dados para transformá-los em tabela e gráfico, quantificando os resultados;

Ø Apresentação dos dados da pesquisa a todos os segmentos das comunidades escolar e local na intenção de conhecerem e aderirem ao projeto, através de cartazes afixados nas dependências do Centro e estabelecimentos público e comercial do bairro;

Ø Proposição e elaboração de ações com a cooperação das comunidades escolar e local.

Ø Exposição por meio de cartazes e panfletos das decisões tomadas com o coletivo, afixados nas dependências do Centro e estabelecimentos públicos e comerciais do bairro;

Ø Desenvolvimento de atividades pedagógicas tais como: Caça-Palavras, Cruzadinhas, Complete com a letra inicial, Nomeando desenhos e figuras, Recortes e colagens, Lista Temática, Textos orais coletivos, Ordenação de palavras com base em desenhos, uso do alfabeto móvel para produzir palavras, Leitura de parlendas e músicas voltadas para o trânsito, ditados populares, trava-línguas, Localizar, circular, colorir palavras no texto, Conhecer e confeccionar a CNH.

RECURSOS UTILIZADOS:

Livros, Revistas, panfletos, Jornais, Data show, DVD, Máquina Fotográfica, Filmadora, Cartolinas, EVA,Giz, Sulfite, Papel manilha, Pincel atômico, Lápis de cor, Giz de cera, Tesoura, Grampeador, Bastão de cola quente, Pistola, Fita adesiva, Réguas, Canetão colorido, Grampos, Mural, Gliter e flip chart.

RESULTADOS ESPERADOS:

· Adesão da comunidade ao projeto;

· Mudança de postura de alguns moradores do bairro;

· Visão diferenciada dos nossos alunos quanto a segurança e bons hábitos no trânsito.

AVALIAÇÃO

A avaliação foi processual e formativa de caráter interacionista e se pautou no envolvimento da construção do conhecimento, buscando garantir a aprendizagem com padrão de qualidade, e ao mesmo tempo serviu de baliza para a retomada de ações, revisão da práxis pedagógica e verificação de saberes, primando o Educar, Brincar e Cuidar. Esta se efetivou através de: observação; interação e cooperação dos grupos envolvidos; tanto na participação das atividades desenvolvidas na sala de aula quanto no coletivo com a comunidade escolar e local. Privilegiando a cooperação, o aprendizado e a verificação por meio dos relatórios,das atividades na apostila adotada, das pastas de atividades dos alunos e dos registros diários ou semanais. Assim, acreditamos baseados nos resultados, na mudança de postura eminente, que existe por parte da comunidade; sensibilidade e consciência de mudança. Pois, a mesma sabe que ao infringir uma lei de trânsito, pode-se colocar em risco a própria vida, como também, a de outros. Percebe-se ainda, que as crianças estão atentas e servem de termômetro para possíveis direcionamentos. A problemática apontada no projeto é de caráter socioeconômico e faz-se necessário que outros parceiros como o poder público constituído e a iniciativa privada se envolvam para solucionar o problema do alto índice de pessoas sem a CNH. Para tanto, acreditamos que sem o enfretamento de todos numa roupagem pacífica, mas efetiva, se criem condições para que as pessoas de baixa renda, tenham condições de habilitar-se. Aos moradores do bairro porém, como a qualquer outro cidadão brasileiro, cabem-lhes a mudança de postura que paulatinamente já se percebe em alguns, após o projeto que apontou outros caminhos, os quais indicam a retomada do mesmo, para a concretização de outras ações no bairro. Apontamos ainda, que por circunstâncias diversas, deveria haver maior participação das partes externas (SICREDI e SMEC). Acreditamos que o acompanhamento mais direto, como também a cooperação nos custos do projetos, nas ações que configuram o mesmo e na abordagem com a comunidade, daria um outro sabor na proposta interessantíssima do Programa União Faz a Vida.

CRONOGRAMA

DIA

AÇÃO

ENVOLVIDOS

15/08/2011

Propor a intenção do projeto União faz a Vida aos alunos

Professores e alunos da Pré-Escola – vespertino

22/08/2011

Sair em Expedição ao Campo

Professores e alunos da Pré-Escola – vespertino

23/08/2011

Investigar as impressões dos alunos para definir o tema do projeto

Professores e alunos da Pré-Escola – vespertino

26/08/2011

Sentar o coletivo de professores para elaboração do projeto a partir das intervenções dos alunos

Professores da Pré-Escola do CEI – Nosso Lar/ vespertino

26/08/2011

Apresentar a elaboração do projeto para a equipe gestora do CEI – Nosso Lar

Professores da Pré-Escola do CEI – Nosso Lar/ vespertino

29/08/2011

Elaborar com os alunos as perguntas para a pesquisa interativa que será realizada com os pais e comunidade local

Professores e alunos da Pré-Escola do CEI – Nosso Lar/ vespertino

30/08/2011

Planejar, selecionar e sistematizar atividades pedagógicas voltadas para o tema a ser trabalhado - Digitar e entregar aos alunos o questionário da pesquisa interativa para ser enviados aos pais e comunidade local

Professores e alunos da Pré-Escola – vespertino

01/09/2011

Sistematizar o trajeto da expedição – elaborar maquete do trajeto da expedição.

Professores da Pré-Escola do CEI – Nosso Lar/ vespertino

08/09/2011

Compilar os dados e sistematizá-los em gráfico e tabela

Professores da Pré-Escola do CEI – Nosso Lar/ vespertino

09/09/2011

Reunir com o coletivo das comunidades escolar e local

Comunidade escolar e local

29/09/2011

Propor e elaborar ações para a efetivação do projeto

Comunidade escolar e local

08/10/2011

Distribuir na comunidade panfletos educativos

Professores e alunos da Pré-Escola – vespertino

09/10/2011

Registrar por meio de relatório de conclusão os resultados do projeto

Professores da Pré-Escola do CEI – Nosso Lar/ vespertino

10/10/2011

Expor por meio de cartazes e mural as decisões tomadas no coletivo

Professores e alunos da Pré-Escola – vespertino

REGISTRO DO PROCESSO

· Fotos

· Slides – Power Point

· Filmagem

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO – (Divulgação)

· Blog da SMEC

· Revista SMEC/SICREDI

· Site do CEFAPRO

· Outros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ø Departamento de Polícia Rodoviária Federal – ministério da Justiça, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério dos Transporte

Ø PINTO, Gerusa Rodrigues – Dia a dia do professor : Pedagogia de Projetos para 3 e 4 anos, Belo Horizonte : Ed. FAPI, 2009 – págs. 164 – 176.

Ø Programa União Faz a Vida – Formação de Professores – Módulos I e Discussões acerca da Metodologia Módulo II

Ø VALADARES, Solange – Bem-me-quer : educação Infantil : 4 e 5 anos, Belo Horizonte : Ed. FAPI, 2009 – págs. 65 - 67

Proponentes:

Elani dos Anjos Lobato _______________________________________________

Geneval Pereira de Araújo_____________________________________________

Simone Donizete Alves da Silva ________________________________________

Juina-MT/2011

ANEXOS -

PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS

CONVITE

O CEI NOSSO LAR – CONVIDA OS SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS, COMO TAMBÉM OS MORADORES LOCAIS PARA ESTAREM CONOSCO, NUMA REUNIÃO PARA JUNTOS APRECIARMOS A IDÉIA INICIAL DO PROJETO QUE SERÁ DESENVOLVIDO NESTE BAIRRO.

PARA ISSO PRECISAREMOS DA PARCERIA DE TODOS E CONTRIBUIÇÃO NA EFETIVAÇÃO DO MESMO.

· LOCAL: Pátio de Eventos do CEI Nosso Lar

· HORÁRIO: 17 horas

· DIA: Próxima Sexta-Feira, 09 de setembro de 2011.

Contamos com sua presença.

Att. Equipe Gestora

PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS

PESQUISA INTERATIVA – QUESTIONÁRIO

LEIA AS PERGUNTAS E AS RESPONDA SEM PRECISAR SE IDENTIFICAR. PRECISAMOS QUE ESTE RETRATE A REALIDADE.

1. VOCÊ FAZ SEMPRE O USO DO CAPACETE?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

2. VOCÊ TRANSPORTA MENORES DE 7ANOS, EM MOTO?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

3. VOCÊ TRANSPORTA PASSAGEIRO ALÉM DO LIMITE PERMITIDO?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

4. VOCÊ DIRIGE MOTO SEM HABILITAÇÃO E EM ALTA VELOCIDADE?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS

PESQUISA INTERATIVA – QUESTIONÁRIO

LEIA AS PERGUNTAS E AS RESPONDA SEM PRECISAR SE IDENTIFICAR. PRECISAMOS QUE ESTE RETRATE A REALIDADE.

1. VOCÊ FAZ SEMPRE O USO DO CAPACETE?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

2. VOCÊ TRANSPORTA MENORES DE 7ANOS, EM MOTO?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

3. VOCÊ TRANSPORTA PASSAGEIRO ALÉM DO LIMITE PERMITIDO?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

4. VOCÊ DIRIGE MOTO SEM HABILITAÇÃO E EM ALTA VELOCIDADE?

SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES ( )

CEI – NOSSO LAR – Pré-Escola/Vespertino –

Dados da pesquisa realizada junto aos pais e comunidade local

2ª Pesquisa junto aos pais e moradores do perímetro urbano próximo ao Centro de Educação Infantil – Nosso Lar

PROJETO SEGURANÇA EM DUAS RODAS

PESQUISA INTERATIVA

O QUE A COMUNIDADE PODE FAZER PARA QUE SE TENHA SEGURANÇA EM DUAS RODAS?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

JUÍNA-MT/2011

Um comentário:

Darlene Corsi disse...

Obrigado Lurdes pela colaboração.Publicado o meu Projeto de leitura e produção de textos,ok!
Abraços!
Darlene.