quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETOS REALIZADOS PELOS CURSISTAS DO PITEC

Orientação: Professora Ednéia Martins Buch
Autora: Mileide Terres de Oliveira

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia

Proinfo Integrado - Elaboração de Projeto - PITEC

AJES – Faculdade do Vale do Juruena

Juína-MT

Ensino Superior da AJES

Participação de 30 alunos

Professores:

Coordenador: Dr. Claudio Silveira Maia

Titular: Mileide Terres de Oliveira

Coordenador: Vitório Helatczuk

Tutora: Ednéia Martins Buch

Tema

Nivelamento em Língua Portuguesa

Justificativa

A realização deste Projeto visou empreender uma cultura permanente quanto ao aperfeiçoamento da expressão falada e escrita em Língua Portuguesa, uma vez que é conhecido e notório o fenômeno da defasagem da língua materna que os acadêmicos em geral trazem da Educação Básica para o Ensino Superior. Os alunos trabalharam com as questões relacionadas à Língua Portuguesa, desenvolvendo produções textuais, tais como: resenhas, dissertações, poesias, etc.

Objetivo Geral:

O seu objetivo principal foi fomentar a Leitura, a Compreensão, a Interpretação e a Redação de textos diversos.

Conteúdos

Os conteúdos ministrados fora: Argumentação no nível da semântica discursiva, Estratégias argumentativas, Concordância Nominal, Concordância Verbal, Acentuação Gráfica, Pontuação, Marcadores Discursivos, Erros de linguagem, Elaboração do Texto e Coerência e Coesão textual.

Disciplinas envolvidas

No desenvolvimento do projeto acabamos abrangendo outras disciplinas, de maneira superficial, com o objetivo de produzir textos sobre diversos temas.

Metodologia / Procedimentos / Cronograma

A realização do Projeto aconteceu por meio de aulas ministradas na AJES com a carga horária requerida para a realização do Projeto, contemplando as horas necessárias à preparação, execução das aulas e correção das atividades desempenhadas pelos alunos. O Curso decorreu em 20horas, iniciando no mês de agosto e término em outubro, as aulas foram ministradas aos sábados, no horário das 18 às 19h com os acadêmicos de todos os cursos da AJES.

Cronograma:

Dia 27/08/2011: Início das aulas;

Dia 29/08/2011: Término das aulas;

Recursos utilizados

Os recursos utilizados foram: Estrutura física e recursos técnicos da AJES e fotocópias.

Avaliação e Resultados esperados

Foram vivenciados diversos valores, como por exemplo a troca de experiência, o convívio e o anseio pelo conhecimento.

Sobre a Avaliação:

A avaliação foi realizada por meio de produções textuais e os alunos compreenderam os conteúdos transmitidos e escreveram textos coesos e coerentes, afirmando o nosso objetivo estabelecido e contribuindo para a Língua Portuguesa e tentando sanar algumas dificuldades oriundas das séries iniciais.

Conclusão

Podemos perceber a partir deste projeto os acadêmicos trazem consigo diversas dificuldades oriundas das séries iniciais e o empenho e dedicação dos mesmos deve objetivar o desenvolvimento do conhecimento para sanar suas dificuldades.

Referencial Bibliográfico

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua

Portuguesa. 37. ed. São Paulo: [S. n.], 1994.

CUNHA, Celso & LINDLEY CINTRA, L.F. Nova Gramática do Português

Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1985.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática,

1993.

FERREIRA, Mauro. Aprender a Praticar Gramática. São Paulo: FTD, 1992.

FIORIN, J.; PLATÃO, F. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1997.

FREIRE, Paulo. A importância ao ato de ler. São Paulo: Cortez, 1988.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a

escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,

1988.

INFANTE, Ulisses. Textos, Leituras e Escritas: Literatura, Línguas e

Redação. Vol.3, São Paulo: Scipione, 2000.

MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007

PIMENTEL, Erani Figueiras. Gramática pela Prática. Brasília: VestCon, 1999.

SOARES, Magda Becke; CAMPOS, Edson Nascimento. Técnica de

redação. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

TERRA, Ernani. Gramática Hoje. São Paulo: Scipione, 1999.

Nenhum comentário: