Autora: Mileide Terres de Oliveira
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia
Proinfo Integrado - Elaboração de Projeto - PITEC
AJES – Faculdade do Vale do Juruena
Juína-MT
Ensino Superior da AJES
Participação de 30 alunos
Professores:
Coordenador: Dr. Claudio Silveira Maia
Titular: Mileide Terres de Oliveira
Coordenador: Vitório Helatczuk
Tutora: Ednéia Martins Buch
Tema
Nivelamento em Língua Portuguesa
Justificativa
A realização deste Projeto visou empreender uma cultura permanente quanto ao aperfeiçoamento da expressão falada e escrita em Língua Portuguesa, uma vez que é conhecido e notório o fenômeno da defasagem da língua materna que os acadêmicos em geral trazem da Educação Básica para o Ensino Superior. Os alunos trabalharam com as questões relacionadas à Língua Portuguesa, desenvolvendo produções textuais, tais como: resenhas, dissertações, poesias, etc.
Objetivo Geral:
O seu objetivo principal foi fomentar a Leitura, a Compreensão, a Interpretação e a Redação de textos diversos.
Conteúdos
Os conteúdos ministrados fora: Argumentação no nível da semântica discursiva, Estratégias argumentativas, Concordância Nominal, Concordância Verbal, Acentuação Gráfica, Pontuação, Marcadores Discursivos, Erros de linguagem, Elaboração do Texto e Coerência e Coesão textual.
Disciplinas envolvidas
No desenvolvimento do projeto acabamos abrangendo outras disciplinas, de maneira superficial, com o objetivo de produzir textos sobre diversos temas.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A realização do Projeto aconteceu por meio de aulas ministradas na AJES com a carga horária requerida para a realização do Projeto, contemplando as horas necessárias à preparação, execução das aulas e correção das atividades desempenhadas pelos alunos. O Curso decorreu em 20horas, iniciando no mês de agosto e término em outubro, as aulas foram ministradas aos sábados, no horário das 18 às 19h com os acadêmicos de todos os cursos da AJES.
Cronograma:
Dia 27/08/2011: Início das aulas;
Dia 29/08/2011: Término das aulas;
Recursos utilizados
Os recursos utilizados foram: Estrutura física e recursos técnicos da AJES e fotocópias.
Avaliação e Resultados esperados
Foram vivenciados diversos valores, como por exemplo a troca de experiência, o convívio e o anseio pelo conhecimento.
Sobre a Avaliação:
A avaliação foi realizada por meio de produções textuais e os alunos compreenderam os conteúdos transmitidos e escreveram textos coesos e coerentes, afirmando o nosso objetivo estabelecido e contribuindo para a Língua Portuguesa e tentando sanar algumas dificuldades oriundas das séries iniciais.
Conclusão
Podemos perceber a partir deste projeto os acadêmicos trazem consigo diversas dificuldades oriundas das séries iniciais e o empenho e dedicação dos mesmos deve objetivar o desenvolvimento do conhecimento para sanar suas dificuldades.
Referencial Bibliográfico
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua
Portuguesa. 37. ed. São Paulo: [S. n.], 1994.
CUNHA, Celso & LINDLEY CINTRA, L.F. Nova Gramática do Português
Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1985.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática,
1993.
FERREIRA, Mauro. Aprender a Praticar Gramática. São Paulo: FTD, 1992.
FIORIN, J.; PLATÃO, F. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância ao ato de ler. São Paulo: Cortez, 1988.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a
escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,
1988.
INFANTE, Ulisses. Textos, Leituras e Escritas: Literatura, Línguas e
Redação. Vol.3, São Paulo: Scipione, 2000.
MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007
PIMENTEL, Erani Figueiras. Gramática pela Prática. Brasília: VestCon, 1999.
SOARES, Magda Becke; CAMPOS, Edson Nascimento. Técnica de
redação. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.
TERRA, Ernani. Gramática Hoje. São Paulo: Scipione, 1999.
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